1 de janeiro de 2014

Rotina Escolar - Refletindo a prática pedagógica.

Rotina Escolar - Refletindo a prática pedagógica.



Imagem: revistaescola.abril.com.br


       A rotina escolar é extremamente importante, afinal é ela que caracteriza o que é Escola para a criança. Estabelecer uma rotina e a sequência das atividades norteia o dia-a-dia das crianças e gera uma segurança maior em relação ao espaço escolar; Aumenta a autonomia da criança e diminui as angustias  e ansiedades que podem ocorrer nos primeiros dias de aula.
     O planejamento dessa rotina também é muito importante, é necessário que o educador planeje as atividades de acordo com o tempo, espaço e materiais disponíveis. Na rotina não pode deixar de conter os momentos de necessidades básicas da criança como tomar água, comer e ir ao banheiro. As atividades devem ser variadas e elaboradas de acordo com a proposta pedagógica em que se trabalha.



      Esta é uma proposta de rotina que uso com crianças de educação infantil de níveis 3 e 4. Como já disse a rotina é feita de acordo com a proposta pedagógica da escola e do desenvolvimento de sua turma também. Cada turma tem um tempo para executar cada tarefa, você precisa observar se é preciso alguma modificação no decorrer do ano e como sua turma funciona melhor em cada rotina.

      Esta outra é um exemplo para crianças maiores - Ah, Não esqueçam de expor para a turma a rotina proposta e conversar com eles sobre a importância de organizar o tempo e as atividades.

      No site revistaescola.abril.com.br também tem uma matéria que fala sobre rotina, porém direcionada a creche, muito boa, dê uma olhadinha se lhe interessar :)





Se gostou do texto e gostaria de usá-lo em outro lugar coloque as referências bibliográficas.
Santos,Auristela [Na sala de aula].: Auristela Santos. [2014 jan] -   . Rotina Escolar-Refletindo a Prática Pedagógica [citado 2014 JAN 01];  Disponível em: http://professora-sstela.blogspot.com.br/2014/01/rotina-escolar-refletindo-pratica.html



Muito obrigada pessoal, um abraço e um lindo ano letivo pra vocês.Curtam, compartilhem e deixem sugestões.
Beijos, Stela Santos