3 de novembro de 2013

Refletindo a prática pedagógica: A importância do portfólio

Refletir a sua prática em sala de aula é fundamental para que faça um  trabalho de excelente qualidade. Por isso nesse finalzinho de ano trago uma reflexão sobre aquele que é um dos mais importantes recursos de avaliação atual na educação infantil. O portfólio.

        

                                   A importância do Portfólio


        Os portfólios tiveram origem no mundo artístico  como uma exposição prévia para ingresso em uma instituição, hoje ele é usado muito frequentemente como forma de avaliação   com o intuito de reconstruir os passos dados pelos alunos.

         A  noção do saber se modificou com o tempo e hoje a ideia que temos é que o saber trata-se de  algo em movimento , não estático e  proferido por vários  espaços. Com esse  conceito modificado   os métodos de avaliação  também foram transformados, passando agora  a haver uma preocupação com a recordação dos conteúdos, aplicação deles na vida prática, e principalmente a capacidade de interpretar as informações as transformando em conhecimento , havendo assim um processo de terce o próprio saber.

     O portfólio é um importante recuso pois  oferece aos alunos uma percepção maior de como sua aprendizagem foi desenvolvida ao longo do tempo, ajudando a refletir sobre seus avanços e retrocessos , o fazendo autônomo e agente de sua própria educação.

         A montagem do portfólio é muito importante nesse processo de reflexão , o aluno deve refletir sobre seus objetivos, identificar seus pontos mais fortes e conseguir ter uma visão geral do que foi seu processo de aprendizagem. Para isso é necessário que as fontes que irão ser usados sejam adequadas e coerentes  com seu trajeto educacional.

         A pesquisa também se faz necessária nesse processo de reconstrução sendo primordial buscar novos conhecimentos no momento de produção das atividades , assim além de um meio de avaliação torna-se uma forma de agregar a pesquisa ao seu trabalho.

         Todo esse processo de aprendizagem , construção e reconstrução do saber permite estabelecer novas metas e objetivos a serem estudados fazendo que assim gere mais necessidade e vontade de aprofundamento no tema ou no assunto estudado desta forma consolidando cada vez mais seu processo de aprendizagem.






O Uso desse material
Este texto foi apresentado em um portfólio( Um passo a frente e você não está no mesmo Lugar - UFRN/2012) produzido por min Auristela Santos e Gustavo Henrique de França, meu companheiro de graduação.Se alguém tiver interesse em usá-lo em trabalhos ou e outro veículo por favor citar a autoria.







PORTFÓLIO, REFLEXÃO,TEXTO PEDAGÓGICO




Esse espaço é de vocês opinem, comentem , curtam e mandem sugestões.
Beijos, Stela Santos






Um comentário: