23 de junho de 2014

Colônia de férias : Atividades

fonte: acmrio.com

O que é? 
A Colônia de férias é um evento que oportuniza a realização de atividades diferenciadas e com o objetivo de atender crianças e adolescentes durante o período de férias do colégio.A Colônia de Férias é uma oportunidade de fazer escolhas, descobrir aptidões e desenvolver capacidades. Criar um ambiente onde todo dia é dia de praticar a cidadania, aprender a ser gentil e compartilhar momentos com amigos - novos e velhos.

fonte: casinhadacys.com.br

Sugestão de atividades 
Passeios ecológicos e educação ambiental em parque ou clube: 
 Os monitores planejam com as crianças um passeio ecológico por toda a área escolhida e aproveitam o passeio para fazer competições do tipo: caça lixo (cada um tem um saquinho e a equipe que conseguir pegar mais lixo vence os pontos), a equipe que encontrar mais pássaros ou espécies e plantas diferentes, ganha os pontos, músicas pelo caminho, etc... 

Festival de Mágicas 
Desafio: Você e seus amigos gostam de mágicas? Então o ideal é fazer um festival e ganha quem fizer a mágica mais original! 

Sessão de Cinema e Debate  
Desafio: Que tal assistir um filme e depois discutir com os amigos sobre o tema do filme? Isso ajuda a entender melhor o tema e até refletir sobre o que sentimos a respeito. 

 Culinária
Oficina de confecção de pratos da cozinha prática infanto/juvenil, debate sobre alimentação saudável.

Almoço/lanche/Jantar Maluco 
Desafio: Que tal programar um jantar diferente, em que você e seus educandos façam pratos divertidos? Além de ser divertido vai dar água na boca!!! Vocês podem combinar algum desafio, como desenvolver um tema para este jantar. 
Podem fazer saladas exóticas, sanduíches enfeitados com carinhas divertidas ou qualquer outra sugestão diferente. Algumas coisas são bem fáceis de preparar, como salada de frutas, maionese de legumes, massas especiais e sopas diferentes. 

Dia do Brinquedo
Cada criança deve trazer um brinquedo de casa e brincar com os colegas.

Planejamento
Planejar as atividades é essencial. Este planejamento deve ser concomitante com previsão de recursos disponíveis ( tanto financeiros quanto físicos) para as atividades. Ou seja, deve ser feito um levantamento dos locais a serem utilizados, dos possíveis passeios que poderão ser feitos, e dos materiais necessários para cada atividade. Além disso, toda a atividade deve ser prevista com as adaptações necessárias a cada idade e de acordo com o desenvolvimento e habilidades motoras do grupo.   
Deve-se manter a divisão das turmas de acordo com a idade. Nesta etapa é importante o contato com possíveis patrocinadores, com voluntários (pessoa física ou jurídica) para viabilização das ações. 





Fonte: Este texto é um fragmento da apostila Programa Minas Olímpica Geração Esporte 2012. Você pode encontrar o arquivo na integra no link abaixo.



Nosso Facebook:Facebook.com/salanoface 
Beijos, Stela Santos